Irani apresenta palestra sobre economia circular e baixo carbono no Workshop Embalagem & Sustentabilidade

Painel foi conduzido pelo Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da companhia, Leandro Farina

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani esteve presente no Workshop Embalagem & Sustentabilidade nesta quinta-feira (24), em São Paulo, como patrocinadora e fonte de conteúdo relevante para o setor. O Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da companhia, Leandro Farina, conduziu a palestra “Economia circular e de baixo carbono gerando valor e sustentabilidade nos negócios”.

Com base em dados e cases da Irani, como a Planta de Reciclagem de Santa Catarina e as certificações de Lixo Zero, Farina mostrou o trabalho que a companhia tem realizado no modelo de Economia Circular. Em 2024, mais de 240 mil toneladas recicladas de papel (aparas) e 98% das matérias-primas utilizadas pela empresa vieram de fontes renováveis.

Na frente de Economia de Baixo Carbono, o executivo apresentou o plano de descarbonização definido pela Irani – atualizado anualmente – a partir do inventário de Gases de Efeito Estufa de 2006. A companhia passou a integrar a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3 em 2025 e tem evoluído em suas metas a partir de uma série de ações que reforçam o compromisso com o meio ambiente.

“Trocas e discussões sobre a sustentabilidade dentro do negócio de embalagem são sempre muito importantes para o nosso setor, assim como compartilharmos nossas práticas e o que temos feito para progredir ainda mais nesse pilar. A evolução do plano de descarbonização é um exemplo do avanço da Irani nas suas metas”, afirmou.

O evento foi realizado pelo Instituto de Embalagens nos formato híbrido – presencial e online -, com transmissão ao vivo via streaming. A programação ofereceu uma visão ampla, prática e atualizada sobre adequação técnica das embalagens, promovendo e valorizando processos que refletem significativamente na sustentabilidade de todo a cadeia produtiva.

Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG) e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

 

By ANK Reputation
Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.