Indústria perde mais de R$ 700 mil por hora com paradas não planejadas

Gargalo da produção e equipamentos sem funcionar são algumas das grandes dores dos gestores. Manutenções evitam prejuízos

Na indústria, qualquer interrupção, por mais breve que seja, pode se traduzir em prejuízos. A parada de uma máquina gera uma quebra no ciclo produtivo, impactando diretamente a produção, causando atrasos nas entregas, comprometendo a qualidade do produto e elevando os custos operacionais. Essa situação representa uma das maiores preocupações dos gestores, que, além de lidarem com desafios internos, enfrentam a constante pressão da competitividade no mercado.

Estudos recentes reforçam a gravidade das paradas não planejadas na indústria. De acordo com uma pesquisa realizada pela ABB, empresa internacional líder em tecnologias de eletrificação e automação, mais de dois terços das empresas do ramo industrial sofrem paradas não planejadas pelo menos uma vez por mês, custando para a maioria das empresas cerca de R$712.500,00 por hora.

Embora a implementação de soluções disruptivas da Indústria 4.0 seja um passo estratégico para a modernização e eficiência dos processos, essa iniciativa, por si só, não é suficiente para superar todos os desafios do setor, como o cumprimento de prazos e outras exigências contratuais.

Segundo o especialista Luiz Guilherme Santos, gerente técnico da Soma Solution, a integração de tecnologia com suporte especializado é uma solução para evitar interrupções desnecessárias que resultam em prejuízos. De acordo com uma pesquisa da ABB, as manutenções preditiva e preventiva, conduzidas por especialistas, reduzem significativamente a necessidade de manutenção reativa, ainda praticada por 21% das empresas entrevistadas.

“Profissionais qualificados atuam de modo preventivo, intervindo para evitar falhas iminentes”, diz o profissional que, ao entender que paradas não previstas são prejudiciais, criou um programa específico de assistência que conta com capacitação via treinamentos regulares. A Soma Solution atua no setor de equipamentos de inspeção, automação e codificação para a indústria.

“Nesse contexto, a consultoria especializada emerge como um diferencial competitivo significativo. Profissionais com expertise específica podem oferecer uma perspectiva objetiva sobre os desafios enfrentados pela empresa, identificando oportunidades de melhoria e implementando soluções inovadoras”, defende.

A boa notícia é que o mercado está cada vez mais atento a essa necessidade. Segundo a mesma pesquisa da ABB, 60% dos entrevistados planejam aumentar seus investimentos em manutenção nos próximos anos. Além disso, um terço pretende ampliar esses gastos em mais de 10%, reforçando a crescente conscientização empresarial sobre o tema.

“É fato: a combinação de tecnologias avançadas com a expertise de consultorias especializadas e uma gestão eficiente do conhecimento constitui uma estratégia robusta para minimizar interrupções na produção e assegurar a competitividade no setor industrial”, sublinha Santos.

Sobre a Soma Solution
Fundada em 1999, a Soma Solution é especializada em fornecer equipamentos industriais de codificação, como jato de tinta, laser, termo transferência, sistemas de visão, leitores de códigos, detectores de metais, checadores de peso e raio-x, além de soluções para automação industrial. Com sede em Chapecó (SC), a empresa é reconhecida não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelo seu suporte pós-venda de excelência.

Para outras informações, acesse: www.somasolution.com.br

 

By Engenharia de Comunicação
Foto: Freepik

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.