Maior evento do setor de construção civil da América Latina abriu as portas para expositores, seus produtos e debates em torno da conscientização ambiental
A FEICON – Feira Internacional de Construção Civil, realizada entre os dias 8 e 11 de abril no Expo São Paulo, contou com apresentação de diversas soluções sustentáveis para o setor. Em um momento em que a urgência por práticas ecologicamente responsáveis se intensifica, os expositores trouxeram inovações que visam transformar processos e proteger o meio ambiente. Confira 5 cases de preservação e gestão consciente exposto durante o evento:
Redução de CO2 no processo construção
A construção a seco é uma inovação de baixo impacto ambiental apresentada pelo Espaço Smart, empresa especializada em soluções sustentáveis. A partir do sistema Steel Frame, que dispensa o uso de concreto, cimento ou tijolos durante a obra, a marca já contribuiu para a economia de 200 milhões de litros de água desde 2014.
A solução diminui em 60% os resíduos sólidos e reduz em 73% a emissão de gás carbônico. “Na FEICON, expomos o Light Steel Frame X-Carb, que utiliza um aço com produção que emite ainda menos CO2. Recentemente entregamos uma obra feita inteiramente com o sistema, utilizando cerca de 20 toneladas desse metal, resultando em mais ou menos 42 toneladas de gases poluentes que deixaram de ser emitidos”, explica Rodrigo Brandão, gerente de marketing do Espaço Smart.
Fundações menos agressivas ao solo
Parafusos de aterramento projetados para minimizar o desperdício e o impacto ambiental na construção é a solução desenvolvida pela American Ground Screw, por meio do representante Tony Braida, gerente de desenvolvimento de negócios, que esteve na feira para divulgar a chegada de um centro de distribuição no Brasil. As peças para fundação substituem a necessidade de escavação, e geram economia com os custos de demolição e gestão de resíduos.
A tecnologia é utilizada em projetos de energia solar e construções residenciais. O material é de fácil remoção e possibilita o transporte de uma composição de um local para outro. A empresa americana conta com declaração de produto ambiental, emitida pela American Society for Testing and Materials (ASTM). Segundo os expositores, os parafusos são compostos por aço galvanizado, que podem ser derretidos e reutilizados posteriormente na fabricação de outras peças.
Manejo florestal sustentável
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) utilizou a FEICON para promover a madeira nativa de Mato Grosso como um produto sustentável e diferenciado, proveniente de manejo florestal responsável. A entidade enfatizou que o uso desse material na construção auxilia na conservação da floresta, cria empregos e fomenta o desenvolvimento regional.
“A madeira de manejo sustentável de Mato Grosso é um produto renovável, de origem controlada. É necessário comunicar de forma mais eficaz as vantagens desse material diferenciado”, diz Ednei Blasius, presidente do Cipem.
Ciclo de reutilização de materiais
A Pormade adota um processo produtivo que contribui para a economia circular, especialmente na produção do PVC Wood. O pó resultante da usinagem de portas e batentes de madeira é captado por um sistema de sucção que é utilizado como matéria-prima na composição dos produtos, que combinam resina de PVC com pó de madeira. Além disso, a empresa pratica logística reversa, recolhendo materiais de PVC Wood de assistências técnicas para reciclagem, demonstrando um ciclo de produção com foco na sustentabilidade.
“Captamos das nossas próprias máquinas e também compramos de fornecedores externos. Diariamente, caminhões despejam esse pó, que nós adquirimos. Ele entra em um processo junto com outras matérias-primas”, explica Marielli Baratto, responsável pela comunicação.
Uso consciente da água
A Lorenzetti apresentou na FEICON soluções que visam o uso consciente de água e a redução do impacto ambiental. Entre os destaques, a ducha Acqua Century Digital incorpora um painel digital e timer, incentivando o consumo responsável de água. Além disso, o Monocomando Loren Shape, fabricado em ABS de alta resistência, conta com um mecanismo que permite economizar até 50% de água, sem comprometer a eficiência do produto.
A marca também está divulgando a Ducha Futura Eletrônica Blindada, ideal para regiões com água salobra, que possui resistência blindada, prolongando sua vida útil. “Apostamos em soluções que unem tecnologia, design e funcionalidade percebidos no dia a dia”, comenta Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.
Sobre a FEICON
Com 29 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse o Link.
By Phideias
Foto: Divulgação