A Indústria de papel sediada em Santa Catarina já dedica-se a outras oportunidades para além da produção de papel. Novos ítens passaram a compor a cesta de produtos em 2024 e mais novidades são esperadas para 2025
O setor de papéis tissue segue em crescimento no Brasil e no mundo, impulsionado pela demanda por saúde, praticidade e autocuidado. Segundo levantamento da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), divulgado em 2023, o consumo de produtos tissue no Brasil cresceu 56,3% nos últimos 15 anos. Atenta a essa tendência, a IPEL, indústria catarinense que atende os segmentos Varejo e Professional, tem investido em expansão produtiva, novos lançamentos e estratégias de gestão para consolidar sua posição no mercado.
“Na IPEL, sabemos que a inovação é essencial para acompanhar o crescimento do setor e atender às novas demandas dos consumidores. Por isso, investimos constantemente em tecnologia para aprimorar a qualidade de nossos produtos e reduzir nosso impacto ambiental, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental,” destaca o CEO Luciano de Liz Barboza.
Em relação ao comportamento dos consumidores, esses estão cada vez mais exigentes, buscando produtos com maior maciez, resistência e absorção, além de valorizar práticas sustentáveis, conforme destaca Barboza. “Certificações ambientais, como o selo FSC® (Forest Stewardship Council), se tornaram critérios relevantes na escolha dos produtos. Em 2024, a IPEL ampliou essa certificação para toda a sua linha. A empresa também promove diversas ações sustentáveis, que vão além da procedência da sua matéria prima, como política de reutilização de resíduos, tratamento de efluentes e investimento em equipamentos mais econômicos e uso de energia renovável”, explica.
Entre 2024 e 2026, a IPEL investirá R$ 100 milhões em modernização de máquinas, frota, capacidade de armazenamento, digitalização de processos, tecnologia, sustentabilidade e gestão de pessoas. No que se refere a produção em si, a empresa pretende aumentar sua capacidade em 30%, no curto prazo. Quanto ao faturamento, a IPEL superou a marca de R$ 600 milhões.
Em 2024, o mercado global de papel tissue foi estimado em US$ 20 bilhões, com previsão de crescimento anual de 5,68% até 2029, de acordo com a Mordor Intelligence.
Investimentos em produção e inovação
Com mais de 35 anos no segmento institucional, a IPEL investiu R$ 70 milhões nos últimos anos para fortalecer essa área. Recentemente, a empresa reestruturou sua Diretoria Comercial, criando divisões específicas para os segmentos Varejo e Professional. Flavio Leme, profissional com quase 40 anos de experiência na indústria papeleira, assumiu a direção comercial do Professional e da área de Outsourcing. “O consumo de papéis institucionais no Brasil ainda é baixo comparado a outros países. Dos 7 kg per capita consumidos, apenas 1,6 kg correspondem a produtos institucionais. Isso indica um grande potencial de mercado para criar novos hábitos de consumo”, afirma Leme.
A área de Varejo segue sob o comando de Luciana Dobuchak, profissional com 20 anos de casa, que tem o objetivo de fortalecer a presença da marca no Sul do Brasil, ampliando o portfólio com novos produtos de higiene pessoal.
Novidades em lançamentos
Para ampliar sua atuação no mercado, a IPEL tem apostado na expansão do portfólio, com lançamentos e releituras de produtos consagrados. A empresa apresentou recentemente sua linha de handcare, composta por sabonetes e álcool em gel. Além disso, apresentou sua nova linha de toalhas umedecidos Ness, o papel toalha para cozinha Superpel, os Mini Lenços Pocket Ness e o Guardanapo Premium Nobby 40×39,5, entre outras novidades. O objetivo é oferecer um portfólio completo, permitindo que clientes encontrem soluções diversas em um único fornecedor.
Gestão e visão de futuro
Com um modelo de governança estruturado, a IPEL conta há mais de uma década com um Conselho de Administração, políticas de compliance, gestão de riscos, planejamento sucessório e comitês estratégicos. Em 2024, consolidou a figura do Governance Officer para integrar e aprimorar a governança corporativa.
Em 2025, deve lançar vários novos produtos, seja em desenvolvimentos internos ou através de outsourcing, fortalecendo sua presença no mercado.
Sobre a IPEL
Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a IPEL é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com cerca de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.
Mais informações: www.ipelpapel.com.br
By Trevo Comunicação
Foto: Divulgação IPEL