Valmet reafirma pioneirismo e anuncia primeira máquina laser de gravação direta das Américas

Com altíssima precisão, ampla variedade de possibilidades de gravação e potencial para dobrar a capacidade produtiva, multinacional apresenta máquina híbrida que combina gravação direta e indireta, unindo flexibilidade no desenvolvimento e excelência no embossamento

Guiada pela inovação contínua e pelo compromisso com eficiência, qualidade e sustentabilidade, a Valmet anuncia a chegada da primeira máquina laser de gravação direta das Américas. A nova tecnologia atua diretamente sobre superfícies metálicas, utilizando um feixe de laser de alta potência que permite atender as necessidades de gravação dos diversos segmentos da indústria de cilindros. A nova máquina apresenta o diferencial da gravação direta — em vez da gravação indireta, comumente utilizada pelo mercado —, o que permite a criação ilimitada de técnicas de embossamento.

“A nova máquina de gravação direta nos permite criar qualquer tipo de desenho 3D. Podemos afirmar que o leque criativo é quase infinito. Com ela, é possível  desenvolver geometrias variadas, sem a necessidade do ácido utilizado na gravação indireta. Com um altíssimo grau de precisão, a máquina realiza a gravação em diferentes superfícies e garante um acabamento único singular, conforme a necessidade do cliente”, explica o gerente de operações da Valmet, André Molina.

Com a gravação direta a laser, a nova solução incorpora uma tecnologia mais sustentável, já que dispensa o uso de químicos. A operação conta ainda com  um sistema de exaustão autolimpante, que captura o pó proveniente do processo de gravação e o filtra, mantendo o resíduo contido na máquina, sem emissão de resíduos na atmosfera. “Destaco também o ganho de produtividade e a redução significativa nos prazos de entrega dos rolos gravados. A diferenciação no embossing com desenhos, tipos texturizados e acabamentos foi o fator que impulsionou a decisão da Valmet em adquirir a máquina de gravação direta antes de qualquer concorrente. Somos a única empresa das Américas com essa tecnologia capaz de atender grandes projetos de gravação direta de cilindros”, finaliza.

Sobre a Valmet:
A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 225 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2024 foram de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.

 

By Central Press
Foto: Schepers

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.